FANDOM

Submundo
Submundo é um reino na série Mortal Kombat que é o inferno dessa franquia. Parece assemelhar-se a um eterno "continente" vulcânico que contém muitos vulcões e poços de lava. Esse nome foi confirmado nas biografias e encerramentos do Mortal Kombat Gold e Mortal Kombat: Deadly Alliance.

HistóriaEditar

Submundo parece ser como Exoterra, um reino composto de milhares de diferentes camadas. No universo de Mortal Kombat, almas falecidas ou entidades que tenham cometido crimes maiores, descem ao submundo onde são submetidas á torturas infinitas. Na verdade, não se pode entrar no submundo sem uma alma contaminada com o mal. É um nome alternativo, porém genérico, para o conceito do Inferno de Abraão, como um de seus ex-governantes era Lúcifer (cujo nome só aparece no manual do jogo de Sub-Zero, mas não no jogo). Também é descrito como o pior reino que existe e é habitada por demônios, monstros e seres de puro mal.

Submundo é literalmente o inferno onde as pessoas vivas no passado cometeram erros ou pecados são banidas depois de morrerem para serem eternamente torturadas como o preço pela maldade que haviam cometido. Como é o caso de Noob Saibot (que era o primeiro Sub-Zero) que matou não só o Scorpion, mas também outras pessoas sem piedade, por causa disso foi mandado ao submundo se tornado Noob Saibot. Drahmin que no passado era um guerreiro da Exoterra, foi banido e torturado até virar o que é hoje. Todos os seres do submundo são malignos, menos Ashrah e Sareena que são duas demônias regeneradas.

Embora saídas e entradas para o submundo são muito limitadas, por razões óbvias, o mundo tem uma história muito tumultuada. Milhões de anos atrás, o Deus Ancião caído Shinnok foi banido lá. Depois de séculos de prisão, ele foi capaz de se libertar, depondo Lúcifer no processo. Ele reestruturou o reino para ter alguma semelhança com Plano Terreno, o mundo que ele havia desejado por muito tempo fazer seu. Mais tarde, ele usou-o como uma plataforma para a invasão de Edenia, mas encontrou-se preso para as profundezas do reino novamente, após esta invasão frustrada. As máquinas de guerra abandonadas de Shinnok foram bem aproveitados por um de seus antigos seguidores como Noob.

No modo Konquest de Mortal Kombat: Deception, Shujinko chega durante o "Festival da Tortura" no qual os cadáveres são queimados e os moradores assistindo.

Personagens conhecidos do SubmundoEditar

LocaisEditar

ArenasEditar

CuriosidadesEditar

  • A área inicial do reino contém uma cidade construída por feiticeiros chamada Nekros como uma fonte de proteção contra o meio ambiente que drena as energias dos que vivem.
  • Dentro do Submundo estão as Pedras das Almas, artefatos que podem temporariamente dar energia aos viajantes para sobreviver no ambiente hostil.
  • É dito que Shao Kahn possui muitos aliados no submundo (embora não sejam mencionados os nomes de quem exatamente). Ironicamente, Kahn invadiu este reino em Mortal Kombat 3.
  • O submundo é um dos apenas dois reinos que é infinito em tamanho.
  • Referências são feitas em ambas as biografias de Scorpion e Quan Chi para o "quinto plano" do submundo onde Scorpion sempre foi reencarnado até se tornar o campeão dos Deuses Anciões. Isso fortalece os paralelos entre o submundo e o Inferno abraâmico.
  • Costuma-se dizer que apenas aqueles com uma mancha do mal na alma é capaz acessar o submundo. No entanto, alguns indivíduos foram capazes de acessar o reino:
    • Taven, no modo Konquest de Armageddon, é capaz de acessar livremente o reino. Pode ser que o status de semi-deus de Taven lhe permite entrar no reino apesar da falta da mancha do mal necessária.
    • Sareena e Sub-Zero, na biografia de Armageddon dela, ambos foram capazes de acessar o reino. Embora a entrada Sareena pode ser explicado por ela ser de lá, uma explicação para Sub-Zero e porque além de ser do bem no Mortal Kombat é forçado a trabalhar para Shang Tsung e ele mata muitos soldados em mortal kombat aniquilação. O irmão de sub-zero apareçe sendo que ele e do bem. Sub-Zero e também e líder do clan de assasinos Lin Kuei.
    • Noob Saibot, em Mortal Kombat Mythologies: Sub-Zero, foi capaz de entrar, no entanto Raiden afirmou que ele já tinha uma mancha do mal em seu coração.
    • Shujinko, durante o modo Konquest de Deception, foi capaz de entrar no Netherrealm por manchar seu coração através do trabalho com os Lin Kuei, embora possa ter sido porque ele estava trabalhando para Onaga.
    • Nightwolf, em sua bio de Deception, é indicado ter corrompido a sua alma com o ritual Sin-Eater, pelo qual seria, portanto, possível entrar no submundo. Após aprisionar Onaga naquele reino, ele foi liberado.
    • Capitain Marvel em Mortal Kombat vs. DC Universe foi arrastado para o submundo pela lança de Scorpion. Estranhamente ele não foi liberado do submundo, talvez porque a Raiva contaminou seu coração. Porém, mesmo se houvesse uma explicação, o ponto seria discutível, uma vez que os acontecimentos deste jogo não são canônicos.
  • Vê-se que alguns demônios não gostam do ambiente hostil do submundo, pois ambos Ashrah e Sareena desejaram escapar.

Relações com outros reinosEditar

Como se poderia esperar, Submundo poderia ser dito para representar a maior ameaça para os céus, sendo o seu oposto polar. A maioria dos habitantes de outros reinos tem medo do Submundo e evitam todo possível contato com ele. Sob o governo de Shao Kahn na Exoterra, no entanto, alianças foram formadas entre alguns dos seus habitantes e os do Submundo (um exemplo é a interação entre Shang Tsung e Quan Chi). Fora isso, não tem outros aliados conhecidos e parece ser visto como uma ameaça por parte dos cidadãos de qualquer outro domínio sendo o lugar de condenação eterna.